Há três tipos de máquinas para corte de pedra com disco de serra utilizadas na indústria da pedra: as serras tipo cantilever de uma coluna para pedra, as serras tipo pórtico de duas colunas para pedra, e as serras de quatro colunas para pedra.
1. Serras tipo cantilever de uma coluna para pedra
As serras tipo cantilever de uma coluna para pedra são amplamente utilizadas devido à sua estrutura simples e preço baixo.
2. Serras tipo pórtico de duas colunas para pedra
A cabeça da serra tipo pórtico de duas colunas para pedra é fixa na caixa deslizante, e a caixa ira reciprocar na viga. Durante o corte de pedra, o carrinho é fixo e a máquina é estável, o que faz com que seja bastante utilizada por fábricas de placas de pedra.
3. Serras de quatro colunas para pedra
Serras com esta estrutura são normalmente serras combinadas, especialmente serras combinadas de grandes dimensões, porque as suas quatro colunas e outras estruturas foram uma estrutura muito estável. Para mais, o tamanho das colunas e vigas é bastante grande, o que permite o corte de grandes blocos.
O eixo cortador adopta uma estrutura de suportes múltiplos, em contraste com a estrutura tipo cantilever, e o cortador tem uma base de grande dimensão, o que o faz estável e leva a uma distribuião uniforme de forças, de modo a que bastantes cortadores possam ser instalados.
Deste forma, lages de grandes dimensões podem ser carregadas na máquina e sujeitas a cortes multi-níveis de alta qualidade e eficiência, podendo também adoptar diferentos parâmetros de acordo com diferentes materiais e tamanhos. Adoptando um equipamento de conversão de frequências, a velocidade e deslocação podem ser bem controlados, e todas as especificações são listadas como números no computador ou no ecrã, permitindo que o processo de corte seja completamente automático.