Precauções a ter com o uso de máquinas de tratamento de pedra
O equipamento para tratamento de pedra inclui principalmente equipamento para corte de pedra, equipamento para lapidação de pedra e equipamento para calibração de pedra. Estes equipamentos podem transformar matérias primas em pedras com valor comercial.
No entanto, estas máquinas têm diversas peças que podem falhar e causar com que o equipamento deixe de funcionar. Isto pode resultar em grandes perdas para o negócio. Compreender a seguinto informação pode ajudar a evitar falhas nos componentes e assegurar a segurança dos operadores.
Assuntos que precisam de mais atençao
- Em primeiro lugar, os operadores das máquinas de tratamento de pedra devem estar a par dos procedimentos de operação segura das mesmas, e formação de segurança deve ser-lhes dada antes da utilização do equipamento.
- Ao entrar na área de trabalho, o pessoal deve utilizar um capacete de protecção, apertar o cinto e trancar a correia.
- Os operadores devem observar as regras de de trabalho do seu local de trabalho e vestirem-se adequadamente, não calçando chinelos por exemplo. Fumar, operar sobre a influência de drogas ou alcóol, operar com luvas ou cabelo longo exposto são tudo coisas proíbidas.
- Verificar a protecção da peça rotativa, do distribuidor, do defletor de segurança acima da serra e dos elementos de controlo elétrico.
- A lâmina da serra dese ser lisa, os seus dentes afiados, o defletor de segurança e o dispositivo de gotejamento devem estar instalados acima da serra, a serra deve estar instalada sobre o eixo e permanecer centrada.
- Serras com dois dentes em falta não devem ser utilizadas durante a operação. O comprimento máximo de uma falha não deverá exceder 2cm.